fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

FMABC faz alerta no Dia Mundial do Alzheimer

Pin It

Publicado em: 21/09/2022

Neste 21 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Alzheimer, data instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a doença. A ocasião serve para destacar que apesar dos episódios de esquecimento serem considerados uma situação comum para pessoas mais velhas, em muitos casos pode ser um sinal de Alzheimer.

Trata-se de uma doença neurodegenerativa que provoca o comprometimento das funções intelectuais, alterando o comportamento e a personalidade do indivíduo. No Brasil, estima-se que mais de 1,2 milhão de pessoas tenha alguma forma de demência, sendo a maioria desses casos relacionados ao Alzheimer.

Além dos lapsos de memória, outros sintomas são dificuldade e lentidão para a realização de tarefas habituais, problemas de planejamento, desorientação do espaço, depressão, apatia, ansiedade, dificuldades de linguagem e até delírios.

Para o neurologista Rudá Alessi, do Centro Universitário FMABC, a doença pode ser considerada silenciosa, mostrando seus sinais aos poucos. “Nas fases iniciais, o quadro de perda de memória recente ou alteração do humor pode parecer mínimo e ser relegado tanto pela família como pelo paciente, ou até mesmo ser aceito como algo normal do envelhecimento. Quando o paciente ou a família procura auxílio médico, o quadro já apresenta alguns anos de evolução”, explica.

“O Alzheimer se manifesta de acordo com a região cerebral acometida, mas classicamente a perda de memória, principalmente para fatos recentes, tende a ser o primeiro sintoma percebido”, conta Alessi.