fbpx

Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário FMABC

FMABC realiza treinamento sobre obesidade infantil para profissionais da UBS Vila Guiomar

Pin It

Publicado em: 20/09/2022

O Centro Universitário FMABC organizou na última semana um treinamento multidisciplinar para profissionais da UBS Vila Guiomar, em Santo André. A atividade faz parte da campanha “Setembro Laranja”, mês de combate à obesidade infantil.

O objetivo do encontro foi a atualização, de forma dinâmica, dos aspectos multifatoriais relacionados à doença, tais como: alimentação saudável, combate ao sedentarismo, vigilância alimentar e nutricional, vínculo familiar e o resgate do brincar.

Durante o treinamento os profissionais da UBS tiveram contato com circuitos de desenvolvimento motor para auxiliar as crianças a se manterem em atividade, além de uma oficina de brinquedos a partir do uso de sucata, afim de trabalhar com a cognição e a coordenação dos movimentos.

Foi aplicada também uma oficina de práticas antropométricas, a fim de proporcionar melhora nas técnicas de avaliação nutricional das crianças e adequação na classificação do risco de obesidade.

Em outro momento da ação os profissionais foram convidados a montar pratos saudáveis com alimentos pré-selecionados, adequando a alimentação da família em relação à quantidade, consistência e qualidade das preparações. Nesta oficina também foi abordado o risco do excesso de consumo de alimentos ultraprocessados na alimentação habitual das crianças.

Os participantes ainda tiveram acesso a um “e-book” preparado por profissionais do Centro Universitário, incluindo os temas abordados nas oficinas de forma prática para aplicação com os usuários da UBS.

O projeto é uma parceria entre a disciplina de Pediatria e os cursos de Nutrição e Terapia Ocupacional do Centro Universitário. A UBS Vila Guiomar foi selecionada para o treinamento após reunião com representantes da Escola de Saúde do município de Santo André.

Denise Schoeps, professora da disciplina de Clínica Pediátrica da FMABC, explicou que o treinamento faz parte das responsabilidades da instituição em favor da comunidade. “É o papel de uma universidade sair dos seus muros e oferecer para o público o que tem de melhor, o conhecimento e a expertise. Planejamos organizar outros treinamentos do tipo para os municípios que estiverem interessados”.