Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em 25 de maio de 2010, a FMABC assinou um Termo de Cooperação com o Projeto Rondon®, através da Associação Rondonista do Estado de São Paulo, marcando a retomada do Projeto no Estado e também o início das atividades da COMEX, Comissão de Extensão na Faculdade. 
 
Desde 2010 os educadores (as) das universidades parceiras do Projeto Rondon® entenderam as experiências em campo como um espaço de formação cidadã e de implicação metodológica entre a formação do estudante e as transformações na vida social e política das populações atendidas pelos projetos de extensão. 
 
Além de atuarmos em Itapeva fomos para o Projeto Rondon® Vargem e Ilha Bela no interior de São Paulo. E em Jampruca no Vale do Jequitinhonha no Estado de Minas Gerais.
 
Com esta bagagem vivenciada que envolveu centenas de alunos (as) e diversos professores (as) foi possível uma ampla e profunda construção teórica e metodológica para o que se espera e acredita-se enquanto extensão universitária de integração nas comunidades. 
 
A missão Itapeva do Projeto Rondon® reforça a necessidade atual e emergente pelo desenvolvimento de metodologias de atuação profissionais cada vez mais complexas, para atender as demandas, também complexas, da vida humana, em especial na sua configuração comunitária. 
 
Para isso, há a necessidade que os educadores do ensino superior em parceria com organizações vinculadas a ações territoriais e populacionais, como o Projeto Rondon® desenvolvam de forma crítica, metodologias de ensino que gerem efeitos na formação acadêmica do (a) estudante do ensino superior, assim como efeitos na dimensão social e política da vida territorial destas populações. 
 
Por fim, a reunião destas informações possibilita chegar a um eixo, na qual será chamado de “campo das questões sociais”, em que todas as ações de extensão vinculadas ao Projeto Rondon® serão sustentadas.
 
Importante que não se perca de vista o papel de mediador em desenvolvimento local participativo que a equipe assumiu e o uso de estratégias, atividades mediadoras, para aproximar atores e operacionalizar o jogo de tensões entre demandas X soluções do contexto local. 
 
As operações do Rondon Estadual® acontecem no interior de SP em períodos de férias escolares. O chamamento se dará a partir das inscrições efetuadas no link inscrições NUREC no site da FMABC. 
 
Importante ressaltar que os relatórios solicitados e a participação em reuniões de planejamento, formação e preparo das ações serão essenciais para a atuação nas “operações” e também para a posse dos certificados que vale hora complementar.
 
Professoras Responsáveis:
Profa. Silvia de Oliveira.