Sorrir é Viver
A ONG Sorrir é Viver, formada por estudantes do Centro Universitário FMABC, foi estruturada em 2002 e, atualmente, atua como Organização Não-Governamental (ONG).
Com mais de 15 anos de história, o projeto forma cerca de 50 alunos por ano e conta com um grupo de mais de 200 médicos formados que já passaram pela ONG. O Sorrir é Viver, pioneiro dentre as faculdades de medicina da época, inspirou muitos outros projetos do mesmo estilo, posteriormente criados em outras universidades. O trabalho voluntário começou sendo realizado apenas por estudantes de medicina, porém, recentemente, incluímos os estudantes de outros cursos da faculdade (Terapia Ocupacional, Enfermagem e Farmácia).
Nosso Propósito
Acreditamos que é preciso estimular os alunos a pensarem sobre uma formação na área da saúde integral e humanizada, utilizando como veículo de transformação do ambiente hospitalar a arte lúdica da palhaçaria, da contação de histórias e da musicalização.
Temos o intuito de gerar estudantes conscientes do seu papel e profissionais mais humanizados, dando-lhes habilidades diferenciadas de aproximação, sensibilidade, capacidade de ouvir e de enxergar o paciente como um todo, muito além de apenas uma doença. Assim, o tratamento dos pacientes torna-se muito menos longo e sofrido. A ONG Sorrir é Viver acredita que é possível fazer a diferença com muito pouco, e que é possível melhorar a condição dos pacientes com um simples gesto de
ternura. Um sorriso, uma palavra, um olhar, uma ação, um aceno de despedida da porta do leito...ESTAR PRESENTE é o começo da mudança.
Como fazemos acontecer?
Todos os integrantes passam por um curso de formação em arte de clown, em contação de histórias ou em musicoterapia, com duração aproximada de 5 meses, a fim de prepará-los para as atuações. Após essa etapa, separados em grupos rotativos de pessoas, os estudantes realizam visitas semanais aos seguintes locais: Hospital Estadual Mário Covas, Centro Hospitalar do Município de Santo André, Ambulatório de Especialidades da FMABC e Casa Ronald McDonald na FMABC.
Resultados
Sorrisos conquistados (estimativa 2017):
Hospital Estadual Mário Covas (Santo André) - 4000 pacientes em 320 atuações
Complexo Hospitalar do Município de Santo André - 5200 pacientes em 350 atuações
Ambulatório de Especialidades FMABC - 7000 pacientes em 96 atuações.
Atuação Online
Mediante a pandemia da COVID-19, a ONG Sorrir é Viver teve que se reinventar, assim como todas as esferas da nossa sociedade. Dessa maneira, visando a segurança de nossos atuantes e pacientes, a Gestão de 2020 elaborou o projeto:
"Sorrisos à Distância". Ele consiste basicamente na implementação das atuações online , no lugar das presenciais, promovendo momentos memoráveis, mas cada um na sua casa.
Acreditamos que, mesmo virtualmente, a essência dos bons encontros aos que estamos acostumados não foi perdida. Afinal, o significado do Sorrir não está nos hospitais, mas sim no desejo de cada voluntário em fazer o dia de alguém mais feliz.
Além disso, o modelo digital permite ampliar nosso alcance para além das instituições vinculadas à faculdade, entregando novos sorrisos a diferentes pessoas. Nesse modelo, atuamos para pacientes hospitalizados, idosos residentes em asilo ou em isolamento domiciliar, ou, simplesmente, alguém que necessite de um momento de alegria nesses tempos de angústia Para a realização desse projeto, abrimos um novo canal de comunicação com o público: o Whatsapp Institucional do Sorrir é
Viver. Essa ferramenta serve exclusivamente para o agendamento das atuações online, por meio da qual qualquer um pode entrar em contato com a ONG. Disponibilizamos duas modalidades de atuação: ao vivo (realizada por videochamada) e gravada (produção de um vídeo personalizado e exclusivo previamente).
Eventos
Mutirão da Alegria
O Mutirão da Alegria é o maior evento da ONG, que ocorre anualmente e conta com a ajuda não apenas de todos os membros do Sorrir, mas também de alunos voluntários e outras instituições que acreditam nessa causa. A programação dura quase uma semana, englobando atuações na APAE de Santo André, em hospitais e asilos da região do ABC paulista, com dinâmicas envolvendo o trabalho dos clowns, contadores de histórias e musicantes, além de outras atividades interativas,
como jogos, danças e uma grande show "cover" de uma figura famosa diferente a cada ano. O Mutirão da Alegria também é um momento muito especial, por ser a primeira vez em que a nova turma de atuantes, que passou os últimos meses fazendo o curso de formação, pode atuar oficialmente. Junto a isso, são distribuídas aos pacientes mensagens de esperança e lembranças do evento. Os locais de atuação são enfeitados de acordo com o tema escolhido para o ano, buscando sempre apresentar um ambiente agradável e acolhedor para o paciente.
Com o objetivo de ampliar a mensagem humanizada do projeto e honrar a ideia de um “mutirão” repleto de energia positiva, diversas faculdades de medicina são convidadas para participar do evento, como a Liga da Alegria (UMC), Mad Alegria (USP), Santa Maluquice (Santa Casa), Narizes de Plantão (São Camilo) e outros.
O nosso gasto anual com o Mutirão da Alegria é de aproximadamente 9 mil reais, e para que ele seja um sucesso sempre precisamos muito da ajuda de quem acredita em nosso trabalho, por isso, realizamos vaquinhas e campanhas de arrecadação todos os anos. Para melhor compreender o nosso jeito de “fazer a diferença” e observar mais de perto o olhar simples e transformador do palhaço, a humildade e leveza do contador de histórias e a emoção e ritmo do musicante, assista aos vídeos de alguns Mutirões que já realizamos:
Outros Eventos
Formatura: é um dia muito especial, pois após muitos meses de curso, os alunos se tornam Clowns, Contadores de Histórias e Musicantes. O evento é realizado em um teatro e conta com apresentação de esquetes, histórias e músicas. O público geralmente é composto de apoiadores, familiares e membros já formados.
Processo Seletivo: os alunos interessados em participar do curso de formação se submetem a um processo seletivo (pois, infelizmente, devido à limitação de infraestrutura, temos que limitar as vagas) no qual após dinâmicas, palestras e entrevistas, novos membros são escolhidos para darem continuidade ao projeto.
Plantão Besteirológico: evento realizado semestralmente dentro da própria faculdade, que tem por objetivo aproximar os membros do Sorrir é Viver com outros alunos que apoiam ou desejam fazer parte do projeto. Há apresentações de todas as vertentes, buscando integração e descontração.
Saúde & Arte: Palestras e debates, que ocorrem semanalmente como parte do curso de formação (mas que são abertos para todo o público), sobre diversos temas político-sociais de relevância para a sociedade atual, a fim de estimular a reflexão, a conscientização e a humanização dos participantes.
Reciclagem/Reviver é Sorrir: voltado para alunos já formados na ONG, a fim de promover atualização e integração com os novos membros.
Congressos: organização apresentação em congressos como COBEM, MCA, SOGESP, entre outros. Por meio desses eventos, cada vez mais pessoas conhecem e se encantam pelo Sorrir, e podemos estabelecer um contato com projetos semelhantes ao nosso!
Noite italiana e Maifest: eventos do Rotary Ponte Estaiada, para os quais o Sorrir geralmente é convidado e ajuda na divulgação, onde podemos nos apresentar para outras pessoas e arrecadar fundos.
Contato
Você também pode fazer parte dessa iniciativa!
Se você conhece alguém que gostaria de receber uma atuação de Clowns, Contadores de Histórias ou Musicantes, conte-lhes sobre o nosso trabalho, e fale para entrarem em contato conosco pelo número (11) 94205-8192.
Site: www.sorrireviver.org.br
Youtube: ONG Sorrir é Viver
Facebook: ONG Sorrir é Viver
Instagram: @sorrireviver
Catharina Aiello
Coordenadora Externa, Apoio, Parceria e Mídia - Gestão 2021
(11) 99990-4027
Paulo Machado
Apoio, Parceria e Mídia - Gestão 2021
(79) 99998-8865