Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Com o objetivo de apoiar os estudantes nas questões relacionadas à saúde mental foi instituído, em 1998, o SEPA (serviço de apoio psicológico ao aluno) que, a partir de 2008, com a inserção da área clínica, passou a ser chamado SEPA-GAIA (grupo de atenção integral ao acadêmico).
Em 2012, o serviço foi instituído regimentalmente como órgão de apoio da Câmara de Graduação, passando a denominar-se NUBEM - NÚCLEO DE APOIO AO DISCENTE.

A partir do presente ano, 2019, o NUBEM foi reestruturado para melhor atender aos seus propósitos primordiais, tendo definida como sua missão, a orientação e suporte à saúde dos estudantes do Centro Universitário Saúde ABC, de maneira integrada, buscando o equilíbrio biopsicosocial e priorizando práticas preventivas e de promoção da saúde. O NUBEM visa alcançar reconhecimento como órgão de apoio ao cuidado e promotor do bem estar e da qualidade de vida dos estudantes do Centro Universitário Saúde ABC e tem como valores, a ética, o acolhimento, o respeito à diversidade e à singularidade, a humanização, a atenção integral, a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe.

Do ponto de vista organizacional, o NUBEM conta com um conselho gestor, oficialmente reconhecido por intermédio de portaria da Reitoria é constituído por um coordenador, um vice- coordenador, um representante da área de saúde mental, um representante da área de saúde clínica, um representante da coordenação dos ambulatórios, um representante docente e um representante discente.

A atenção aos aspectos gerais da saúde é realizada por intermédio do programa Check-up calouro, onde uma equipe de enfermeira e médicos (hebiatras para atendimento dos alunos de até 20 anos e médico de família para os com idade acima de 20) estão disponíveis para fazer avaliação clínica, com enfoque global e abordagem multidisciplinar. As consultas são agendadas, sendo necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em um dos cursos de graduação do Centro Universitário Saúde ABC, apresente cartão SUS e carteira de vacinação.

Quanto a atenção à saúde mental, propicia orientação e apoio neste período de inserção no ambiente universitário, considerado como crítico para a ocorrência de situações desgastantes, pela multiplicidade de demandas apresentadas. Adicionalmente, é fornecido acolhimento e atendimento em situações de crise emocional, assim como encaminhamento para serviços de referencia, quando necessário. Para tanto, o NUBEM conta com equipe de enfermeira, psicólogos e psiquiatra, especificamente destinados para este fim, que não acumulam funções de docência, no sentido de evitar constrangimento para quem está sendo assistido. De modo semelhante à parte clínica, a procura pelo atendimento ocorre por demanda espontânea, estando disponíveis horários variáveis diariamente e exigindo-se, como pré-requisito, a matrícula em curso de graduação.

Atualmente, a equipe técnica do NUBEM está constituída da seguinte maneira:


ATENDIMENTO CLÍNICO
Enfermeira: Adriana Lira da Silva
Médicos: Alexandre Massashi Hirata, Regina Maria Banzato e Murilo Moura Sarno
Apoio: Disciplina de Hebiatria e Curso de Enfermagem


SAÚDE MENTAL
Enfermeira: Adriana Lira da Silva
Psicólogos: Nilson e Adriana
Psiquiatra: Larissa
Apoio: Disciplina de Psiquiatria e Curso de Enfermagem

NUBEM
Instalações: Centro de Referência Adolescente/ Instituto de Hebiatria FMABC, Prédio da Reprodução Humana, 3 andar., campus do Centro Universitário Saúde ABC.
Funcionamento: 2a a 6a. feira, das 10h - 19h
Fone: (11) 4433-2858 / (11) 98281-8006
E-mai: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lígia de Fátima Nobrega Reato (Coordenadora)
Simone Holzer (Vice coordenadora)

Categoria: