Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Últimas Notícias

article thumbnailMedicina ABC e FUNCRAF firmam convênio para atendimento de pacientes com deformidades craniofaciais   Desde o início de outubro, médicos residentes da disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina...
Início será em fevereiro de 2018 e inscrições vão até dezembro
 
A Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação lato sensu em Oncologia Pediátrica Multiprofissional, com início para fevereiro de 2018. Destinado a profissionais graduados em Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Fonoaudiologia, o objetivo do curso é capacitar os profissionais para a atuação em ambientes hospitalar e ambulatorial focados na assistência à criança com câncer. São oferecidas 20 vagas e as inscrições vão até 15 de dezembro.
 
Com duração prevista de 11 meses, o curso tem carga de 360 horas e é voltado ao tratamento oncológico pediátrico com visão multidisciplinar. Possibilita aos alunos realização de estágio curricular supervisionado no Ambulatório de Especialidades da FMABC e visitas técnicas. As aulas serão as quintas e sextas-feiras, das 19h às 22h, e sábado das 8h às 18h, apenas uma vez por mês.
 
Uma nova abordagem do tema, mais humanizada e multidisciplinar, procura acima de tudo melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Adotada em algumas instituições de saúde no Brasil, ela desponta como forte tendência na área de oncologia em todo o mundo.
 
“Trata-se de um novo jeito de olhar o paciente, que vai muito além da preocupação com a doença. O foco é o indivíduo, seu bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual. Para que isso aconteça, vários especialistas – oncologista, enfermeiro, farmacêutico, dentista, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, entre outros – trabalham de modo integrado para suprir as diferentes necessidades do paciente com câncer. Assim, o aluno poderá realizar uma intervenção planejada e em conjunto com os demais profissionais de saúde”, explica Dra. Fernanda Schindler, que coordena o curso junto com o Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca.
 
Entre as disciplinas que compõem a grade curricular estão Medicina Genômica, Modalidades Terapêuticas para o Tratamento ao Câncer Pediátrico, Principais Patologias e Protocolos de Tratamento, Cuidados Paliativos e Emergências Oncológicas, além de visitas técnicas e acompanhamento prático junto aos profissionais da área (estágio curricular).
 
O campus universitário da FMABC fica na Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral, em Santo André. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4993-5426 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..