Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Últimas Notícias

article thumbnailPráticas aliviam dores e sintomas causados por quimioterapias e harmonizam aspecto físico e emocional   Desde outubro, o Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo...
Parceria com a Prefeitura garante atendimento agendado a 650 pacientes neste sábado, 23 de setembro
 
Ligados à disciplina de Cardiologia, alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) farão atendimento gratuito a cerca de 650 pacientes no próximo sábado (23/09), das 8h às 17h, no Centro de Especialidades Médicas Samuel Klein, em São Caetano do Sul. A iniciativa em parceria com a Secretaria de Saúde integra o programa Ação Saúde da Prefeitura, que consiste em reservar uma data para atendimentos de uma determinada especialidade médica.
 
O objetivo é diminuir a fila de espera por atendimentos cardiológicos no município. Todos os pacientes foram previamente selecionados pela Secretaria de Saúde e necessitam de avaliações cardiovasculares, pós-operatórias, eletrocardiogramas, ou já passaram por cirurgias e têm quadro de insuficiência cardíaca.
 
“A intenção da Secretaria de Saúde era fazer esse tipo de mutirão com profissionais de excelência, por isso a preferência pela FMABC. A cada dois minutos uma pessoa morre por alguma cardiopatia no Brasil. Se não fizermos atividades que alertem para estes perigos, pesquisas apontam que em 2040 cerca de 50% dos brasileiros terão manifestado alguma doença cardiovascular”, alerta a Dra. Carla Lantieri, médica assistente da disciplina de Cardiologia da FMABC. Em geral, doenças do coração são desencadeadas pelo tabagismo, hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, sedentarismo e estresse, entre outros fatores evitáveis. O mutirão é promovido em caráter multidisciplinar, para que o paciente receba cuidado integral à saúde com base em orientações nutricionais e farmacológicas.
 
O atendimento será feito por oito professores, além de dois médicos residentes que trabalharão sob supervisão. O mutirão é coordenado pelo professor titular de Cardiologia da FMABC, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas.
 
Desde agosto, o Ação Saúde acumula edições dos mutirões de endoscopia, otorrinolaringologia e cardiologia. Mais de 900 atendimentos já foram realizados pelo programa. Em 16 de setembro, por exemplo, foram 70 exames no Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini, inaugurado este ano pela Prefeitura e um dos mais modernos centros de diagnósticos da área.