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1º ano

Disciplina: Anatomia Humana I

Ementa

Estudo dos aspectos morfofuncionais gerais da anatomia macroscópica e microscópica dos órgãos e sistemas esquelético e articular do corpo humano. O conteúdo teórico-prático permitirá ao aluno a compreensão das diferentes formas, localização e funções dos órgãos que compõem os sistemas do corpo humano para ter subsídios para compreender os meios propedêuticos neles relacionados, processos patológicos e métodos terapêuticos que neles possam ser empregados no exercício da profissão.

Disciplina: Bioquímica e Biofísica I

Ementa

Relaçãoentre a estrutura química de aminoácidos, proteínas, lipídios, carboidratos e outras moléculas biológicas e a função desempenhadas pelas mesmas no organismo.

Disciplina: Ciências Biológicas I

Ementa

A disciplina tem como elemento de estudos a organização estrutural do corpo humano, abordando os conceitos morfológicos e funcionais de células, tecidos, órgãos e a sua inter-relação.

Disciplina: Introdução à Terapia Ocupacional

Ementa

Introdução ao estudo da Terapia Ocupacional: definições e a evolução histórica. Origem da ocupação para tratamento. Retrospectiva Histórica da Terapia Ocupacional no Brasil e direitos humanos. Estudo do instrumento atividade como recurso terapêutico. Formação profissional e suas áreas de atuação. Terapia Ocupacional x Outras Profissões. Conselhos Regional e Federal.

Disciplina: Metodologia de Pesquisa

Ementa

Esta disciplina fornece uma abordagem introdutória aos procedimentos da elaboração de trabalhos científicos, iniciando os alunos a desenvolver espírito científico, instrumentalizando-os para trabalhar com os critérios da ciência dando ênfase aos processos de estudos, à importância da leitura crítica e registros rotineiros da análise e interpretação da leitura, à utilização de normas técnicas de documentação e orientação sobre a pesquisa bibliográfica.

Disciplina: Produção de texto

Ementa

Estudo da estrutura gramatical e dos recursos técnicos necessários para a expressão oral e textual, visando à produção e interpretação de textos e a redação técnica. Leitura, interpretação, desenvolvimento de raciocínio lógico e crítico, organização de tempo e estudo.

Disciplina: Psicologia Geral

Ementa

Definição de psicologia, objetivo de estudo, principais escolas e áreas de atuação. Desenvolvimento psíquico do ser humano. Comportamento, emoção, aprendizado, motivação, inteligência e criatividade. Relação terapeuta-paciente.

Disciplina: Saúde e Cidadania

Ementa

Conceituação e evolução histórica da Reforma Sanitária e início das políticas públicas no Brasil no século XX. Fundamentação histórica das políticas públicas pertinentes ao Sistema Único de Saúde. Conceituação dos níveis de prevenção segundo a Organização Mundial de Saúde. Evolução histórica e filosófica das leis sobre a inclusão e igualdade das etnias, raças e minorias sociais. Educação Ambiental, sustentabilidade e cidadania. Atuação da Terapia Ocupacional no campo da saúde pública.

Disciplina: Sociologia e Antropologia

Ementa

Discutir sociologia e antropologia, a partir do processo histórico e introdução à cultura afro-brasileira e indígena. Problematizar o processo saúde-doença e as práticas em saúde a partir de sua análise sócio-antropológica e filosófica. Para tal, procura abordar os problemas e práticas em saúde de maneira a dimensioná-los na diversidade sociocultural do mundo contemporâneo. Procura-se tomar o corpo como um objeto inscrito em prática individuais e coletivas, nas quais se entrelaçam seus aspectos biológicos, sociológicos, estéticos, políticos, morais, entre outros.

Disciplina: Anatomia Humana II

Ementa

Estudo dos aspectos morfofuncionais gerais da anatomia macroscópica e microscópica dos órgãos e sistemas muscular e cardiorrespiratório do corpo humano. O conteúdo teórico-prático permitirá ao aluno a compreensão das diferentes formas, localização e funções dos órgãos que compõem os sistemas do corpo humano para ter subsídios para compreender os meios propedêuticos neles relacionados, processos patológicos e métodos terapêuticos que neles possam ser empregados no exercício da profissão.

Disciplina: Atividades e Recursos Terapêuticos I – Repertório e Análise de Atividade

Ementa

Repertório de atividades: Conceitos de atividades e seu significado. Processos de atividades. Classificação e sua relação com o contexto cultural. Seleção e Análise de atividades.

Disciplina: Bioquímica e Biofísica II

Ementa

Análise do metabolismo celular energético humano, explorando as vias principais de catabolismo e anabolismo.

Disciplina: Ciências Biológicas II

Ementa

Fornece bases para a compreensão dos mecanismos histofuncionais no desenvolvimento humano normal e patológico. Conceitos básicos microbiologia envolvendo vírus, fungos e bactérias, as principais características das infecções e suas particularidades, conceitos básicos de imunologia abrangendo sistema inato e adquirido com a ativação celular, relação parasita hospedeiro e a ação do sistema imunológico contra infecções.

Disciplina: Desenvolvimento Humano

Ementa

Estudo do desenvolvimento humano: Embriologia, feto, infância (0 a 12 anos), adolescência, adulto jovem, adulto e velhice. Fases do desenvolvimento, ciclos de vida normal, função, independência, autonomia e características psicossociais.

Disciplina: Genética

Ementa

Estudo dos princípios básicos de genética e biologia molecular. Mecanismos de replicação, transcrição e tradução, bem como o processo de compactação da cromatina e o estudo cromossômico. Padrões de herança mendelianos e não mendelianos. Estudos das doenças genéticas humanas: cromossômicas, monogênicas e multifatoriais. Mecanismos de origem e padrão de herança dessas doenças. Informações relevantes sobre os avanços recentes em diagnóstico genético e perspectivas terapêuticas por meio de ferramentas moleculares.

Disciplina: Introdução à LIBRAS

Ementa

Reflete questões de acessibilidade e apresentar o vocabulário técnico desenvolvendo comunicação básica em Libras. Discute sobre métodos de abordagem em situações de assistência na área da saúde, de modo a favorecer a interação com o paciente durante o atendimento terapêutico, enfatizando habilidades sociolinguísticas discursivas.

Disciplina: Prática Assistida em Terapia Ocupacional I – Instituições

Ementa

Estágio de observação: conhecimento institucional público e privado que ofereça o serviço de terapia ocupacional. Técnicas de observação, de coleta de dados e elaboração de relatórios. Postura Ética

Disciplina: Psicologia Aplicada

Ementa

Conhecimento das principais teorias psicológicas na descrição dos determinantes internos e externos e na dinâmica do comportamento do ser humano no tocante ao seu desenvolvimento.

 

2º ano

Disciplina: Atividades e Recursos Terapêuticos II – Cotidiano

Ementa

Cotidiano. Atividades da vida diária e prática. Tempo livre. Atividades de lazer. Introdução ao tema – atividades, a importância de analisar a dinâmica própria de cada processo considerando a tríade paciente/terapeuta/atividade. Instrução de atividades. Introdução à análise de atividades. Laboratório de atividades: atividades de vida diária, atividades da vida prática, atividades de lazer, atividades de leitura e escrita e veículos de informação (televisão, vídeo, fotografia, rádio).

Disciplina: Cinesiologia aplicada à Terapia Ocupacional

Ementa

Conceitos e definições de movimentos, terminologia e considerações morfofuncionais de todos os segmentos do corpo humano. Fisiologia articular e análise do movimento humano; descrever a forma e a função do sistema músculo esquelético segmentado e global.

Disciplina: Farmacologia

Ementa

Introdução ao estudo da Farmacologia. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo e Central. Farmacologia dos Principais Órgãos e Sistemas. Farmacologia da Inflamação, da dor, da coagulação. Interações medicamentosas e intoxicações exógenas.

Disciplina: Fisiologia

Ementa

O estudo do funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo humano como o sistema cardiovascular, sistema sanguíneo, sistema digestório, endócrino, respiratório, renal, neurofisiologia e sistemas de regulação dirigidos para a terapia ocupacional.

Disciplina: Fundamentos de Terapia Ocupacional

Ementa

Fundamentação das correntes metodológicas e terapêuticas dos processos da Terapia Ocupacional para aplicação e correlação com as áreas de atuação. Evolução histórica e filosófica dos modelos de atuação e conceitos da prática profissional.

Disciplina: Neuroanatomia

Ementa

Divisão do sistema nervoso. Embriologia do Sistema Nervoso. Osteologia. Sistema Nervoso Periférico. Medula Espinhal. Mielencéfalo.

Disciplina: Patologia Geral

Ementa

Evolução dos conceitos básicos da Patologia. Alterações adaptativas. Lesões celulares reversíveis e irreversíveis. Alterações circulatórias. Respostas do organismo às agressões. Neoplasias.

Disciplina: Prática Assistida em Terapia Ocupacional II – Vínculos e Narrativas

Ementa

Estágio de observação: vínculos e narrativas. Proporciona a experiência e o conhecimento do aluno diante dos diferentes discursos teórico-práticos que permeiam as ações da terapia ocupacional em áreas de atuação diferentes. Técnicas de observação, coleta de dados e elaboração de relatórios. Postura Ética.

Disciplina: Abordagens Corporais

Ementa

Refletir sobre o próprio corpo e seus diferentes significados. Identificar as necessidades e possibilidades de uso do corpo. Desenvolver a percepção e consciência corporal em si mesmo. Conhecer diferentes linhas de abordagem corporal e suas técnicas de intervenção terapêutica. Relações em conceito de movimento, imagem corporal.

Disciplina: Administração, Gestão, Informatização de Serviços da Saúde

Ementa

Administração e comportamento organizacional. Administração de serviços de saúde e informatização. Participação da sociedade. Conhecimentos a respeito do processo de trabalho na saúde, fundamentando a necessidade que o profissional terapeuta ocupacional tem da ciência da administração no gerenciamento de unidades de trabalho, bem como a assistência planejada, organizada, dirigida e controlada.

Disciplina: Atividades e Recursos Terapêuticos III – Brincar

Ementa

Atividade lúdica: Brinquedos e brincadeiras. Brinquedos e fases do desenvolvimento cognitivo normal, segundo Piaget. O significado do brincar e do viver criativo como ação humana e ocupacional. O brincar e a atividade lúdica como recursos terapêutico ocupacionais. Confecção de brinquedos de baixo custo, educação ambiental e sustentabilidade. Definição da brinquedoteca e atuação da Terapia Ocupacional.

Disciplina: Cinesioterapia aplicada à Terapia Ocupacional

Ementa

Movimento humano: princípios biomecânicos e fisiológicos. Atividades como exercícios terapêuticos. Cinesioterapia e melhoria da função sensório-motora do indivíduo.

Disciplina: Fisiologia Aplicada

Ementa

O estudo do funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo humano como o sistema cardiovascular, sistema sanguíneo, sistema digestório, endócrino, respiratório, renal, neurofisiologia e sistemas de regulação dirigidos para a terapia ocupacional.

Disciplina: Terapia Ocupacional no Campo Social

Ementa

Visão crítica das políticas e do contexto socioeconômico e político em que estas são formuladas, particularmente no Brasil, para responder às questões sociais. Panorama geral da cultura afro-brasileira e indígena e a importância dos direitos humanos e igualdade social.

Disciplina: Sistema Sensorial e a Terapia Ocupacional

Ementa

Estrutura anatômica e funcional dos sentidos. Desenvolvimento humano normal relacionado aos sentidos da visão, audição, tato, paladar, olfato e cinestésico. Codificação da Percepção Humana. Panorama geral dos Direitos Humanos, Cidadania, Estigma  e Acessibilidade. Principais Disfunções Sensoriais na prática da Terapia Ocupacional. Avaliações das funções visuais, auditivas e do perfil sensorial nas diferentes faixas etárias. Aplicação da abordagem de Integração Sensorial na Terapia Ocupacional.

Disciplina Optativa: Emergência Clínica

Ementa

Procedimentos e condutas para prestação de socorro em situações emergenciais, emergências clínicas, abordagem do paciente em crise e treinamento de Primeiros Socorros.

Disciplina Optativa: História e Cultura Afro Brasileira e Indígena 

Ementa

A importância de se estudar a história de africanos, de afro – descendentes e indígenas está relacionada às profundas relações que guardamos com o nosso passado. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros. A história do Brasil e a história da África estão intimamente relacionadas, cabendo à instituição de ensino ampliar a discussão sobre o tema, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura antes e após a independência política em nosso país. A história do Brasil e indígena. Nessa perspectiva, não trataremos a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra e indígena, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.

Disciplina Optativa: Educação Ambiental

Ementa

Conceito de campo científico. Histórico do conceito de educação ambiental. A crise ambiental no final do século XX. Indicadores da crise ambiental. As propostas para superação da crise: desenvolvimento sustentável e educação ambiental. A Legislação de educação ambiental nas políticas públicas. A educação ambiental na saúde e na sociedade. Desenvolvimento urbano e saneamento. Princípios nacionais e internacionais para a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Elaboração de material didático-pedagógico sobre Educação Ambiental.

Disciplina Optativa: Educação em Direitos Humanos

Ementa

Noções, pressupostos, classificação e desafios dos direitos humanos. Histórico dos direitos humanos. A dignidade da pessoa humana, universalização dos direitos humanos na comunidade brasileira e mundial. Legislações.

 

3º ano

Disciplina: Atividades e Recursos Terapêuticos IV - Grupos

Ementa

Grupo terapêutico e operativo – definições e importância. Definição dos principais papéis em uma dinâmica grupal. Principais correntes de estudo dos grupos em terapia ocupacional. Importância do grupo e fenômenos grupais em terapia ocupacional. Laboratório de atividades: atividades grupais e sua análise.

Disciplina: Saúde Ocupacional e Ergonomia

Ementa

Contexto do trabalho, Relação Saúde Doença, História da Ergonomia, Princípios, Objetivos, Classificações, Análise Ergonômica da Atividade, Terapia Ocupacional e Ergonomia. História do trabalho. A Legislação pertinente aos fatores de risco. A natureza ocupacional e os fatores de risco. Doença x Trabalho – nexo causal. Diferentes agentes de risco. Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

Disciplina: Metodologia Científica

Ementa

Planejamento e elaboração de projetos de investigação científica bem como trabalhos científicos. Realização do trabalho científico, desde a intenção investigativa à definição do tema. Pesquisa bibliográfica sistematizada para a problematização, justificativa e elaboração do quadro de referencial teórico, seus objetivos, metodologia, seus resultados, discussão e conclusões. Elaboração e formatação do projeto.

Disciplina: Prática Assistida em Terapia Ocupacional III – Atuação da Terapia Ocupacional

Ementa

Estágio de observação: vínculos e ação da terapia ocupacional. Proporciona a experiência teórica e prática diante da elaboração de programas de acompanhamento e/ ou atendimento individual/grupal nos diversos contextos e áreas de atuação da terapia ocupacional. Técnicas de observação participante, coleta de dados, elaboração do tratamento/estratégias terapêutico ocupacionais e elaboração de relatórios. Postura Profissional e Ética.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Saúde da Mulher e do Recém Nascido

Ementa

Fundamentação teórica do conteúdo científico, metodológico e terapêutico ocupacional concernente à saúde da mulher e do recém-nascido (RN). Aspectos comportamentais do RN pré-termo na UTIN. Método Mãe Canguru. Aspectos emocionais dos pais e o cuidado centrado na família. Terapia Ocupacional em UTIN: uma contribuição para a qualidade do cuidado. Desenvolvimento global da criança. Mecanismos básicos relacionados ao processo saúde-doença. Tratamento da terapia ocupacional nas principais patologias.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Saúde Física - Neurologia

Ementa

História do Início da Terapia Ocupacional na Saúde Física. Componentes de Desempenho. Estudo do desenvolvimento Neuropsicomotor normal e patológico. Transtornos neurológicos da primeira infância a velhice: etiologia, sintomatologia e prognóstico.  Intervenção geral da terapia ocupacional nos transtornos neurológicos: avaliação, intervenção, objetivos e métodos/abordagens de tratamento. Atividades de vida diária e vida prática nas diversas deficiências e possíveis adaptações para maior independência e reconstrução do cotidiano. Abordagem e orientação familiar. Apresentação das Avaliações e teste padronizados.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Saúde do Idoso I

Ementa

Conceitos de gerontologia e geriatria, epidemiologia, anatomia e fisiologia do envelhecimento e os sistemas mais atingidos. Aspectos sociais, psicológicos e cognitivos do envelhecimento. Principais patologias associadas ao envelhecimento. Políticas públicas, Direitos Humanos e programas oficiais para o idoso no Brasil.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Saúde Mental I

Ementa

Evolução histórica da psiquiatria e da saúde mental. Psicopatologia - teorias do aparelho psíquico . A etiopatogenia, a sintomatologia e as principais patologias psiquiátricas.

Disciplina: Terapia Ocupacional e os Processos de Cuidado Hospitalar

Ementa

Instituições hospitalares. Infecção hospitalar. Processos de hospitalização. Métodos e técnicas de planejamento, execução e avaliação de tratamento. Pacientes em UTI. Enfermidades na clínica geral e cirúrgica. Papel do terapeuta ocupacional na instituição hospitalar. Cuidados Paliativos. Humanização.

Disciplina: Terapia Ocupacional nos Processos de Aprendizagem

Ementa

Principais fatores facilitadores/dificultadores dos processos de aprendizagem. Conceituação e diferenças entre dificuldades de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. Principais dificuldades e transtornos de aprendizagem verificados no contexto escolar brasileiro. Atuação da terapia ocupacional nos processos de aprendizagem e no contexto escolar. Definição de Educação Especial e Inclusão Escolar/Profissional.

Disciplina: Tecnologia Assistiva – Aspectos Conceituais e Estruturais

Ementa

Conceitos de Tecnologia Assistiva. Papel da Terapia Ocupacional. Direitos Humanos e Acessibilidade para todos. Normas e Legislação.

Disciplina: Atividades e Recursos Terapêuticos V – Processos Criativos

Ementa

Processos criativos: relação com o cotidiano, história e cultura do Brasil, promoção da saúde. Atividades artísticas: métodos e técnicas. Laboratório de atividades: artesanato em geral, madeira e couro, tear, argila e reciclagem.

Disciplina: Bioestatística

Ementa

Noções básicas de bioestatística. Fornecer aos alunos conhecimentos de bioestatística aplicados a ciências da saúde. Desenvolver uma leitura crítica de artigos científicos com relação à análise estatística aplicada nos estudos.

Disciplina: Órteses e Próteses

Ementa

Conceitos de órteses e próteses, tipos de próteses. Técnicas práticas de confecção de órteses para membros superiores e inferiores, indicação e confecção pelo terapeuta ocupacional.

Disciplina: Prática Assistida em Terapia Ocupacional IV – Atuação da Terapia Ocupacional

Ementa

Estágio de observação: vínculos e ação da terapia ocupacional. Proporciona a experiência teórica e prática diante da elaboração de programas de acompanhamento e/ ou atendimento individual/grupal nos diversos contextos e áreas de atuação da terapia ocupacional. Técnicas de observação participante, coleta de dados, elaboração do tratamento/estratégias terapêutico ocupacionais e elaboração de relatórios. Postura Profissional e Ética.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Água e na Equoterapia

Ementa

Terapia Ocupacional na água e na Equoterapia. Breve histórico. A água como recurso terapêutico. Técnicas existentes. Principais patologias: características e tratamento da terapia ocupacional na água na reabilitação física neurológica. A equoterapia como recurso terapêutico. Técnicas/Abordagens existentes na equoterapia. Principais patologias: características e tratamento da terapia ocupacional na equoterapia. Vivências e práticas.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Saúde Física – Ortopedia

Ementa

História do Início da Terapia Ocupacional na Reabilitação Física. Componentes de Desempenho. Estudo do desenvolvimento Neuropsicomotor normal e patológico. Transtornos ortopédicos da primeira infância a velhice: etiologia, sintomatologia e prognóstico.  Intervenção geral da terapia ocupacional nos transtornos ortopédicos: avaliação, intervenção, objetivos e métodos/abordagens de tratamento. Atividades de vida diária e vida prática nas diversas deficiências e possíveis adaptações para maior independência e reconstrução do cotidiano. Abordagem e orientação familiar. Apresentação das Avaliações e teste padronizados.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador

Ementa

Recursos da terapia ocupacional para atuar ao nível do binômio saúde-doença. O contexto político-social na produção da enfermidade e os desgastes provocados pelo trabalho.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Saúde do Idoso II

Ementa

Principais patologias associadas ao envelhecimento. O papel da terapia ocupacional na promoção, prevenção e reabilitação do idoso, avaliação, plano de tratamento e programa de atividades nas diversas patologias. Prática da terapia ocupacional em ILPI, centro de convivência de idosos, entre outras. A atuação Multiprofissional em Gerontologia.

Disciplina: Terapia Ocupacional na Saúde Mental II

Ementa

As principais patologias psiquiátricas. Recursos usados para tratamento em psiquiatria. Anamnese e reabilitação. Atualidades em Saúde Mental.

Disciplina: Tecnologia Assistiva – Recursos e Estratégias

Ementa

Confecção de tecnologia assistiva, orientação da utilização dos dispositivos nas práticas e atividades da vida diária, instrumental, trabalho e lazer.

 

4º ano

Disciplina: Ética e Deontologia

Ementa

Ética e deontologia da legislação sobre a profissão de Terapia Ocupacional no Brasil: conceitos e objetivos. Órgãos de classe: papel, objetivos e funcionamento. Aspectos éticos da prática profissional e lesgilação que envolve temas dos direitos humanos.

Disciplina: Relacionamento interpessoal

Ementa

Relacionamento interpessoal: vínculo - a relação terapeuta-paciente, grupo, equipe, família e cuidador. Fortalecendo o trabalho em equipe: o indivíduo e o grupo.  O processo de adoecimento como uma situação de crise. Processo de comunicação terapêutica. A humanização da assistência e as relações dos profissionais de saúde e sua formação.

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso

Ementa

Orientação: elaboração e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso. Levantamento bibliográfico, coleta e interpretação dos dados – metodologias quantitativas e qualitativas. Apresentação do TCC.

Disciplinas: Estágio Supervisionado em Saúde Física       

Ementa

Estágio: Orientação e supervisão na atuação dos alunos de terapia ocupacional na reabilitação física, estudos e debates relacionados ao conteúdo teórico e a prática. Métodos e técnicas de avaliação, registro e relatórios dos processos terapêuticos ocupacionais, objetivos e programas de tratamento. Elaboração de atividades terapêuticas e recursos utilizados para o tratamento. Anamnese e Reabilitação.

Disciplina: Estágio Supervisionado em Saúde Mental       

Ementa

Estágio: Orientação e supervisão na atuação dos alunos de terapia ocupacional na saúde mental, estudos e debates relacionados ao conteúdo teórico e a prática. Métodos e técnicas de avaliação, registro e relatórios dos processos terapêuticos ocupacionais, objetivos e programas de tratamento. Elaboração de atividades terapêuticas e recursos utilizados para o tratamento. Anamnese e Reabilitação.

Disciplinas: Estágio Supervisionado – Outras Áreas I

                    Estágio Supervisionado – Outras Áreas II

Ementa

Estágio: Orientação e supervisão na atuação dos alunos em outras áreas da terapia ocupacional (Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador, Desenvolvimento Infantil e/ou Tecnologia Assistiva), estudos e debates relacionados ao conteúdo teórico e a prática. Métodos e técnicas de avaliação, registro e relatórios dos processos terapêuticos, objetivos e programas de tratamento. Elaboração de atividades terapêuticas e recursos utilizados para o tratamento. Anamnese e Reabilitação.

 

Disciplina: Atividades Complementares

Ementa

As atividades complementares são práticas curriculares realizadas extraclasse, com o intuito de enriquecer o conteúdo ministrado nas disciplinas teórico-práticas e proporcionar experiências diversificadas no exercício da profissão, ressaltando ainda a reflexão e o senso crítico. Essas atividades devem ser realizadas ao longo do curso.

 

Terapia Ocupacional
 Duração: 4 anos
 Carga Horária: 4.000 Horas/Aula
 Turno: Matutino / Noturno
 Mensalidade 2017:                R$ 806,92