Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Medicina ABC organiza quarta edição do “Teste do Progresso”

A Faculdade de Medicina do ABC realizou em 9 de outubro, às 13h, a quarta edição do Teste do Progresso. O exame acontece anualmente com finalidade de avaliar a evolução dos alunos na aquisição do conhecimento durante os seis anos de formação acadêmica.
 
O teste é realizado em conjunto (Teste do Progresso Unificado) com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-Sorocaba), Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA), da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Faculdade de Medicina da UNOESTE. As questões são elaboradas por professores das seis faculdades e os coordenadores institucionais de cada área avaliam e selecionam as melhores. As provas são aplicadas no mesmo dia e horário em todas as escolas médicas participantes.
 
“A realização do exame dá subsídios para que o aluno possa fazer análise crítica de sua evolução e deficiências, sendo de extrema importância a participação consciente de todos os estudantes”, explica a professora de Patologia, coordenadora do Teste do Progresso da FMABC e  coordenadora do consórcio “ Teste do Progresso Unificado” Marcia Rodrigues Garcia Tamosauskas, que acrescenta: “Além da avalição individual, os resultados do teste permitem realização de juízo mais crítico e direcionado no que diz respeito aos possíveis pontos deficientes e passiveis de aperfeiçoamento existentes dentro da estrutura do curso”.
 
O Teste do Progresso conta com 120 questões de múltipla, escolha abrangendo as áreas de ciências básicas, como saúde coletiva, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clinica cirúrgica e ética. A avaliação tem caráter cognitivo longitudinal, com os conteúdos mínimos desejáveis  para o sexto ano, avaliado e sem função seletiva ou classificatória. Não tem como objetivo aprovar, selecionar ou classificar os estudantes, porém, pode lhes proporcionar contínua auto avaliação.
 
Marcia Rodrigues Garcia Tamošauskas
Coordenadora do Teste Unificado do Progresso da FMABC