Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

APRESENTAÇÃO

O Curso de Fisioterapia da FMABC foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação  em 2006, reconhecido em 2009 e revalidado em 2012. Em 23 de Setembro de 2016 houve renovação de reconhecimento pelo MEC (portaria 537 e 539 para os cursos vespertino e noturno), com publicação no D.O.U. no dia 26/09/2016.

Seu objetivo é a formação de profissionais éticos, responsáveis, autônomos e disciplinados, que busquem eficiência em sua área de atuação, assim como, realização profissional e pessoal.


O processo de capacitação está pautado em contextos generalistas, humanistas, críticos e reflexivos. E dessa forma, habilita profissionais fisioterapeutas, grau de bacharel, para atuação em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor cientifico e intelectual.

Anualmente são abertas 50 vagas presenciais para o período vespertino (13h30 às 18h40, com duração de quatro anos e 50 para o noturno (18h40 às 23h), com duração de cinco anos.

Modalidade
Presencial – anual (vespertino até 2019 e noturno 2020)
Presencial semestral – início em 2017
 

ENADE

Até o presente momento o curso foi avaliado em 2010 e 2013, 2016 (ainda não recebemos o resultado) pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), obtendo conceito 4. Na mesma ocasião, a instituição foi qualificada com 4, segundo índice geral de cursos.

MERCADO DE TRABALHO

A Fisioterapia registra expansão constante do mercado de trabalho devido à crescente necessidade de prevenção de doenças e busca por qualidade de vida pela população mundial.  Os postos de trabalho em hospitais, tanto em enfermarias quanto em unidades de terapia intensiva, aumentaram em grande escala para atender às necessidades legais que garantem acesso a esse tipo de tratamento.

As possibilidades de atuação são inúmeras, em diversas especialidades: ortopedia e traumatologia, esportiva, neurologia, pediatria, cardiorrespiratória, preventiva e uroginecologia.

DESTAQUES DO CURSO

Além das disciplinas curriculares, cujos planos de ensino são pautados na excelência do ensino, são oferecidas diversas atividades que diferenciam o currículo do futuro profissional, como monitorias, iniciação científica, congressos, simpósios e seminários relativos aos campos de atuação do fisioterapeuta. Acrescentam-se ainda atividades complementares em ações comunitárias como ligas assistenciais, campanhas de avaliação postural, de esclarecimento à população, etc.

Um dos diferenciais é o contato com a atuação profissional desde o ingresso e outro ponto de destaque é contar com uma vasta rede de hospitais, ambulatórios e centros de saúde conveniados com a instituição que propiciam ampla vivência prática.

Nossos discentes também participam em Campeonatos Paradesportivos, assim como estágios de observação no Esporte Adaptado.

ESTRUTURA E PRÁTICA CLÍNICA

O estágO estágio curricular é composto por cinco blocos de estágio:

 
Bloco I: Prática supervisionada em Neurofuncional e Fisioterapia aquática, que engloba as áreas:
Pediatria Ambulatorial: Matutino e Vespertino: Hospital Mário Covas em Santo André (Prof ª Marina O. Golin).
Neurofuncional: Matutino e Vespertino. Hospital Mário Covas em Santo André (Prof ª Rita Labronici).
 
Bloco II: Prática supervisionada em Saúde Coletiva e Músculo-esquelética, que engloba as áreas:
• Saúde Coletiva (Geriatria e Uroginecologia): Matutino e Vespertino: UBS Capuava em Santo André (Profª Fernanda Benetti).
Músculo-esquelética (Ortopedia, Traumatologia, Esportiva e Reumatologia): Matutino e vespertino: Hospital Mário Covas em Santo André (Prof ª Alessandra Biagi) e Complexo Esportivo Pedro Dell Antônia (Profº Alexandre Cosallis)
 
Bloco III: Prática supervisionada Cardiologia e Pneumologia, que engloba as áreas:
Cardiologia e Pneumologia Ambulatorial - Matutino e Vespertino: Hospital Mário Covas em Santo André (Prof ª Cláudia Lunardi Savordelli).
Pediatria Hospitalar (UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Enfermarias): Hospital Mário Covas em Santo André e Centro Hospitalar Municipal de Santo André– (Prof ª Gabriela Ay Casa Grande)
 
Bloco IV: Prática supervisionada em Cardiologia e Pneumologia, que engloba as áreas:
Pronto Socorro e Enfermaria (clínicas e cirúrgicas):
Matutino e vespertino: Hospital Mário Covas em Santo André e Hospital Albert Sabin em São Caetano (Profº Cintia Carniel).
Unidade de Terapia Intensiva (UTI): 
Matutino e vespertino: Hospital Mário Covas em Santo André (Profº José Carlos Molero Junior)
 
§ 1º O atendimento em piscina terapêutica não constitui uma área especifica e sim, é parte integrante do bloco I.  Matutino: Profª Rita Labronici e Vespertino: Profª Márcia Cunha
 
Bloco V: Prática supervisionada em Saúde da Mulher e Oncologia
. Saúde da Mulher: CAISME (São Bernardo) - (Prof ª Thaiane Suleiman Saoud)
. Oncologia: Hospital Mário Covas em Santo André (Prof ª Amanda Estevão) 
 
 

FIM

 

Fisioterapia
 Duração: 4 anos Vespertino
 Duração: 5 anos Noturno
 Carga Horária: 4.840 Horas/Aula
 Turno: Vespertino e Noturno
 Mensalidade 2017:              R$ 876,06