Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Enfermagem da FMABC é um dos mais tradicionais na região do ABC e São Paulo. Iniciou suas atividades em 1999 e está ligado à origem da própria instituição. Desde então, tem sua visão aberta à inovação pedagógico-assistencial e está em estreita sintonia com o mercado de trabalho do enfermeiro por meio de convênios e parcerias com diversas instituições de saúde na região do ABC.  Tornou-se um dos mais conceituados cursos de graduação em enfermagem, obtendo ótimas avaliações internas e externas. Os professores, mestres e doutores, têm grande experiência em suas áreas de atuação e garantem o ensino de qualidade por serem eles mesmos os preceptores dos alunos nas atividades práticas de estágio, o qual se inicia já na 2ª série curricular.

Contando com turmas de 50 alunos e uma carga horária abrangente, destaques entre seus pares, o Curso de Enfermagem da FMABC oferece uma estrutura de ensino privilegiada, contando com vários laboratórios, centros de simulação e ambulatórios de especialidades, bem como um agradável ambiente de convivência social construído e conquistado por todos os alunos. Sua estrutura curricular permite ao estudante a aquisição de conhecimentos de forma integrada e aplicada, fazendo do processo de ensino-aprendizagem uma significativa e transformadora experiência, o qual subsidiará e estimulará a capacidade de atuar efetivamente em todas as áreas, com uma visão empreendedora e participativa.

Ainda, a FMABC por sua estrutura orgânica centrada na excelência de qualidade dos seus cursos de graduação, de pós-graduação (lato sensu, mestrado e doutorado), de extensão, de pesquisa e de assistência, pretende nos próximos anos ascender a Centro Universitário e, desta forma, expandir sua já consagrada contribuição à sociedade, formando enfermeiros sempre altamente qualificados em suas competências e habilidades para atender à demanda e exigências do mercado de trabalho.

ENADE

O Curso de Enfermagem recebeu conceitos 5 e C no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2004, 2007, 2010 e 2013.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

O Curso de Enfermagem é estruturado em turno matutino e vespertino. Embora com carga horária ampla em qualquer um dos períodos, os alunos são incentivados a participar de atividades extracurriculares em horários alternativos.

Não se trata de atividade obrigatória, porém os alunos vêm participando com grande entusiasmo e compromisso de todas as oportunidades, entre elas o ambulatório de Reabilitação Gerontológica, grupos operativos em Saúde Mental, ambulatório de programas preventivos da Saúde da Mulher, do Adulto, da Criança e do Adolescente, ligas de especialidades, além de programas interdisciplinares em âmbito nacional e internacional.

PROJETOS

- PROJETO RONDON – parceria da FMABC buying viagra in cozumel com os programas estaduais e participação multidisciplinar de todos cursos da FMABC.
 

- PROJETO BEM VIVER - Ambulatório de Enfermagem em Reabilitação Gerontológica, uma atividade de extensão concebida pela disciplina de enfermagem em saúde do idoso.
 

- AESM (AMBULATORIO DE SAÚDE MENTAL)- Ambulatório de enfermagem na área de saúde mental que realiza atividades em conjunto com o Projeto Bem Viver na prevenção e  promoção nessa área.
 

- PRO-SAÚDE (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde) – programa financiado pelo Ministério da Saúde, no qual a FMABC está inserida desde 2007 e, atualmente, com a participação de todos os cursos, favorece a interdisciplinaridade. Tem como objetivo fundamental promover e realizar a integração ensino-serviço-comunidade e educação para o trabalho.
 

- PET SAÚDE – Programa de extensão universitária integrado ao PRO-SAÚDE, que possibilita o desenvolvimento de projetos de pesquisa e assistência com a comunidade da região do ABC, financiados pelo Ministério da Saúde por meio de bolsas aos participantes, docentes, profissionais de saúde dos serviços e alunos.
 

- GRAM – Programa extracurricular da Disciplina de Enfermagem na Saúde da Mulher que visa à obtenção de resolutividade nos programas preventivos de saúde da mulher, por meio de estratégias eficazes considerando, sobretudo,questões sociais e culturais da comunidade.
 

- PROJETO CICAD (Comitê Interamericano de Controle do Abuso Álcool e Drogas) - Programa internacional com atividades curriculares de extensão enfocando o tema nos serviços de saúde, desenvolve projetos de pesquisa com a temática e ênfase no aspecto de modelos de promoção da saúde de pessoas e famílias com problemas de droga adição.
 

- EVENTOS CIENTÍFICOS – O curso de Enfermagem promove eventos científicos anuais, os quais integram a comunidade acadêmico-científica às instituições de saúde e contribuem para a construção do conhecimento, entre eles a Semana da Enfermagem, a Conferência de Integração Docente Assistencial e a Apresentação pública dos trabalhos de conclusão de curso.

FIM

Enfermagem
 Duração: 4 anos
 Carga Horária: 4.800 Horas/Aula
 Turno: Matutino
 Mensalidade 2017:                R$ 1171,31