Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Através intercâmbio internacional de graduação, os alunos da Faculdade de Medicina do ABC podem estudar durante parte sua vida acadêmica por um ou dois semestres em uma universidade estrangeira, mantendo sua categoria de aluno vinculado à FMABC. 
 
Os diferentes espaços da Faculdade de Medicina do ABC, além da sua estrutura física são ambientes privilegiados de aprendizagem e produção de conhecimento.
 
Com isso, a FMABC desenvolve projetos que envolvem relações institucionais e internacionais, ampliando as possibilidades de atuação da Faculdade e as oportunidades de crescimento de seus alunos.
 
O objetivo principal do intercâmbio é proporcionar aos estudantes de graduação a oportunidade de uma vivência acadêmica em instituições estrangeiras, de forma a contribuir com a sua formação  estudantil e com o seu crescimento pessoal e profissional, através  de novas experiências, de trocas de conhecimento e de interação cultural. 

Programa de Intercâmbio da IFMSA Brasil

O intercâmbio é organizado pela IFMSA, Internacional Federation of Medical Students Associations, a qual possui um comitê local na Faculdade de Medicina do ABC. A IFMSA possibilita a comunicação internacional entre estudantes de medicina, o que proporciona o programa de intercâmbio.
 
Além disso, podemos entender a realidade da medicina em diferentes cenários por meio deste órgão. A IFMSA abrange não só o intercâmbio, mas a representatividade dos estudantes de medicina, capacity building, educação médica, produção científica e promoção de saúde, investindo em estudantes de medicina que fazem a diferença.
 
O programa de intercâmbio é dividido em clínico-cirúrgico (SCOPE) e de pesquisa (SCORE). Os professores das matérias que aderirem ao programa podem receber intercambistas nos meses escolhidos e de acordo com os critérios que desejarem para que haja melhor aproveitamento do intercambista no estágio, que pode durar 4 ou 8 semanas. O intercâmbio é bilateral, ou seja um aluno viaja na condição de receber outro em sua residência. Os alunos são selecionados para os estágios nos países que desejarem por meio de suas atividades durante a faculdade, que geram uma pontuação. A taxa para concorrer é de 120 reais e, depois de selecionado, o aluno pagará R$510,00 (quinhentos e dez reais) para viajar, contando com moradia gratuita e uma alimentação por dia. Os demais gastos são responsabilidade do aluno.