Portaria 1: Av. Príncipe de Gales, 821,
Portaria 2: Av. Lauro Gomes, 2000

(11) 4993-5400
fmabc@fmabc.br

Centro Universitário Saúde ABC

‘Avaliação Interdisciplinar da Dislexia’ será tema de live nesta sexta-feira (14)

Pin It

Mediada pelo pedagogo Ricardo Galhardo Blanco, atividade reunirá profissionais do Núcleo Especializado em Aprendizagem e da Residência Médica em Neuropediatria da FMABC

O Departamento de Pediatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) produziu um vídeo com depoimentos alusivos à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM)  comemorada anualmente em 150 países entre os dias 1 e 7 de agosto  para ser divulgado durante todo o mês de agosto. O tema central da semana mundial deste ano é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”.

As equipes do Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA) do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e da Residência Médica em Neuropediatria estarão reunidas virtualmente nesta sexta-feira (14 de agosto), às 20h, para uma live sobre “Avaliação Interdisciplinar da Dislexia”. O encontro será organizado pelo palestrante especializado em conflitos da juventude, professor Ricardo Galhardo Blanco, que mediará a atividade em sua página no Facebook (www.facebook.com/professorGalhardo). 

Conforme definição da Federação Internacional de Neurologia, a dislexia – também conhecida como distúrbio específico de leitura – é um distúrbio neurológico de origem congênita, que acomete crianças com potencial intelectual normal e sem déficits sensoriais, com suposta instrução escolar adequada. “Trata-se de distúrbio que compromete permanentemente o processo de leitura e escrita, ocasionando desempenho abaixo do esperado para a idade e escolaridade”, explica o coordenador da Residência Médica em Neuropediatria da FMABC, Rubens Wajnsztejn, que debaterá o tema juntamente com o médico residente Fernando Pires Moraes e com seis integrantes da equipe do NEA-FMABC, incluindo a coordenadora, Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn. 

Entre os temas abordados estarão novos conceitos sobre a dislexia, pesquisas, tratamentos e a trajetória do Núcleo Especializado em Aprendizagem, que foi fundado por voluntários em 2004 e hoje é premiado internacionalmente pelos trabalhos de avaliação interdisciplinar focada nas dificuldades de aprendizagem e fundamentada em protocolo clínico supervisionado e atualizado periodicamente. “Quando realizado a partir de avaliação ampla e interdisciplinar, o diagnóstico possibilita elencar as possíveis dificuldades e habilidades do aluno, oferecer diretrizes à intervenção e, dessa forma, promover prognóstico mais positivo”, garante Alessandra Caturani. 

Segundo a coordenadora do NEA, “dar a chance ao estudante de ser avaliado com estratégias específicas à sua demanda é uma forma real de salvar uma vida psiquicamente”. Alessandra completa: “Um aluno não é uma nota, mas sim a soma de suas diversas vivências pedagógicas e sociais dentro do processo de aquisição do conhecimento e da aprendizagem”. 

MEDIAÇÃO

live sobre avaliação interdisciplinar na dislexia será mediada por Ricardo Galhardo Blanco. Empresário, consultor, palestrante, pedagogo educacional e corporativo, o profissional construiu nos últimos 40 anos um vasto programa de temáticas de sensibilização e motivação, atuando em escolas, empresas e associações, discutindo temáticas como conflitos da adolescência, orientação profissional, empregabilidade, empreendedorismo, segurança do trabalho (CIPA), entre outros.